Os penteados protetores tem a finalidade de, como o próprio nome diz, proteger os fios de agressões externas, por exemplo, o atrito do cabelo com roupas, vento, poeira, sol, umidade, poluição. Além disso é super indicado para o cabelo que tem um crescimento natural mais demorado e/ou tem dificuldade em manter as pontas saudáveis ocasionando o corte não planejado.
Algumas vantagens em fazer o penteado protetor são:
– Eles guardam as pontas do cabelo, como são o nosso cabelo mais antigo, consequentemente, precisam de mais atenção e cuidado, pois sofrem mais com as agressões externas. Protegendo as pontas você garante uma cabelo saudável por mais tempo.
– Mantem, em geral, o cabelo longe do atrito com roupas, bolsas e o que entra em contato constante com o cabelo. Pode não parecer, mas isso causa danos lentos e acumulativos.
Há vários tipos de penteados protetores que variam do mais simples, como o coque, até o mais duradouro, como a trança e o twist.
A trança e o twist podem variar em inúmeros penteados diferentes, são os mais recomendados para deixar no cabelo por mais tempo. Se optar por um deles lembre-se de tomar cuidado quando fazer o penteado, pois eles devem ser mais frouxos para que a tração dele não prejudique a sua raiz. A maioria das tranças você pode deixar por até oito semanas ou refaze-las semanalmente.
Cuidados:
– Antes de fazer qualquer penteado protetor que dure mais de uma semana, hidrate o cabelo e deixe secar totalmente. Nunca faça as tranças ou os twits com o cabelo, sujo, embaraçado ou ressecado.
– Não lave o cabelo com o penteado, retire ou desfaça completamente para garantir que o cabelo seja bem lavado e, se quiser, após o cabelo secar, faça o penteado novamente.
– O penteado protetor deve ser confortável o suficiente para que você possa dormir com ele. Se você sentir que está puxando ou machucando durante a noite, desfaça.
Confira abaixo os penteados protetores feitos com tranças e twits
- Marley Twists
- Ghana Braids
- Box Braids
- Senegalese Twists
- Yarn Braids
- Crochet Braids
- Faux Dreadlocks
Os penteados protetores acima são aqueles mais recomendados para usar por mais tempo.
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre eles, para dicas e sugestões de posts futuros comente aqui abaixo ou nas redes sociais.
Camila Oliveira
novembro 30, 2015Muito legal essa ideia de dar dicas sobre o cabelo que vão além do tratamento, afinal convivemos com ele 24 horas por dia e em nenhum momento dá pra descuidar! Adorei!!! Bjus!!!
Mari Tavares
novembro 30, 2015Sim, essa é a ideia. Expandir e incluir as várias formas que podemos ver e usar nosso cabelo, dá uma diferenciada de vez em quando não faz mal pra ninguém. Beijos linda :*
Erika Vago Barbosa
dezembro 4, 2015Cada penteado top..
Arrassou no post!!
Me identifiquei com o penteado Ghana.top de linhaaa.
Parabéns pelo post.
👏
Erika Vago Barbosa
dezembro 4, 2015Cada penteado top..
Arrassou no post!!
Me identifiquei com o penteado Ghana.top de linhaaa.
Parabéns pelo post.
👏
Mari Tavares
dezembro 4, 2015Fico feliz que tenha gostado. Beijos linda :*
Guia para garotas
dezembro 11, 2015Que legal, Mari! Nem sabia que existiam penteados protetores! Vou querer testar algum! Beijos!
http://www.guiaparagarotasblog.blogspot.com.br/
Mari Tavares - Aroma de Cachos
dezembro 11, 2015Sim existem e muitos. Quando testar me marcar pra eu ver linda. Beijos :*