Em
Tenho várias dicas aqui no blog sobre cuidados durante a transição, mas pensei e reuni mais algumas, principalmente para quem fez o bc porque estava na transição ou por algum outro motivo, mas em ambos os casos retirou toda a química do cabelo, cortou e agora está com o cabelo natural.
A maioria das dicas já falei aqui no blog, mas sempre vale a pena reforçar, principalmente se você simplesmente caiu de para quedas aqui.
Guia pós bc – parte 1
1 – Hidratar: Acredito que a maioria das mulheres que tinham/tem o cabelo com alguma química de transformação não possuí o costume de fazer hidratação ou tantas hidratações como as cacheadas fazem (digo por experiência própria), e para sintetizar o nosso cabelo é naturalmente seco e pelo fato de ser cacheado os óleos naturais que o couro cabeludo produz não atingem todo o comprimento do cabelo. Quando o nosso cabelo está seco, é frágil e é mais propenso a quebrar. Essa quebra costuma acontecer nas pontas dando a sensação que o cabelo não está crescendo, quando na verdade precisa de hidratação para ser manter saudável.
2 – Hidratar: Da mesma forma que usamos creme na pele após o banho para mantê-la hidratada e evitar aquela aparência seca, o seu cabelo precisa do mesmo. Tente evitar produtos que contêm óleo mineral, ele não é um óleo natural e não fornece qualquer umidade para o seu cabelo. O que exemplifica bem esse pensamento é o método LOC para finalização ou revitalização.
– Líquido – Aplicar água. Para repor e manter a umidade no seu cabelo. Um condicionador e/ou leave-in a base de água também é bom.
– Óleo – Aplique seus óleos favoritos para ajudar a selar a umidade da água. Óleos naturais como: coco, abacate e oliva por exemplo.
– Creme – Finalizador. Aplique o seu creme de pentear. Geralmente você pode usar a combinação dos três em um borrifador para facilitar a aplicação.
3 – Hidratar: Depois de ter tomado os passos para ter o seu cabelo hidratado, mantenha. Sei que parece que você terá mais trabalho com o cabelo natural do que antes, mas acredite não terá. Dê uma chance do seu cabelo mostrar o potencial que ele tem e a medida que você cuida e o tempo que consegue ceder para fazer hidratações e outros cuidados, verá que o que antes parecia trabalhoso agora é algo prazeroso porque você não está cuidando só do seu cabelo, mas de si mesma e ao mesmo tempo da sua auto estima.
4 – Desembaraçar: Verifique se o seu cabelo está embolando com facilidade. Para desembaraçar não precisa, necessariamente, de um pente. Você pode fazer isso com os dedos. Delicadamente separe o cabelo em seções e desembarace quaisquer nós que seu cabelo está criando. Se você não gosta de usar os dedos, então substitua a escova por um pente para desembaraçar, preferencialmente um pente de dentes largos ou de madeira, eles não danificam os fios ao pentear. Lembre-se de pentear das pontas para cima, assim evita que os fios se quebrem da raiz ou do comprimento.
5 – Substitua: Livre-se de acessórios que quebram seu cabelo – pentes de dentes finos, broches e grampos sem bulbos nas pontas, elásticos de cabelo muito finos ou de borracha. Tudo que possa facilmente causar quebra.
6 – Envolva: Crie o hábito de envolver seu cabelo à noite com um lenço de seda ou cetim. Fronhas de algodão absorvem a umidade por isso vai secar o cabelo mais rapidamente, ou seja você terá que revitaliza-lo mais do que o necessário porque o cabelo estará mais bagunçado e com os cachos desfeitos. Outra opção, se você não gosta de dormir com nada no cabelo, é usar uma fronha de cetim ou seda.
Essa foi a parte 1 das dicas pós bc (resolvi dividir em partes para não ficar um texto muito grande), no próximo post desta semana publicarei a parte 2. Então se você gostou das dicas acima, acompanhe o blog.
Além disso vou deixar linkado abaixo outros posts relacionados que você também pode gostar:
- Água quente ou fria?
- Idéias para passar o tempo durante a hidratação
- Óleos naturais
- Umectação para o crescimento do cabelo e reparação
- Maus hábitos que danificam o cabelo
- Sem neura com o crescimento capilar
- Dicas para o crescimento capilar
- Crescimento do cabelo cacheado/crespo
- Cuidados diários
- Transição: confira algumas dicas
- Método LOC
- Leave in
- Cronograma capilar
- Breve definições de alguns termos muito usados pelas cacheadas – Parte 1
- Breve definições de alguns termos muito usados pelas cacheadas – Parte 2
- Breve definições de alguns termos muito usados pelas cacheadas – Parte 3
- Breve definições de alguns termos muito usados pelas cacheadas – Parte 4
Para dúvidas ou sugestões, comete aqui abaixou ou nas redes sociais. Lembrando que também publico várias dicas no Instagram, me siga se gostar do blog. @blogaromadecachos.